Com a automação dos meios de produção, as empresas se tornaram cada vez mais dependentes da eletricidade. Entretanto essa dependência, às vezes, acaba trazendo muita dor de cabeça. Uma pesquisa, divulgada em 2016 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou que 16% das companhias brasileiras já tiveram prejuízos decorrentes de queda de energia, problema que acarreta quebra de equipamentos, perda de produtividade e aumento de custos para o empresário
Ou seja, os frequentes apagões na rede elétrica nacional não estão atrapalhando apenas o dia a dia das pessoas em casa, eles também dificultam a vida das grandes indústrias, nas quais um rápido “pico de luz” pode representar prejuízos que chegam a milhões de reais.
Qualidade da energia elétrica
Quando pensamos em problemas na rede elétrica é comum imaginarmos grandes apagões que afetam amplas regiões do país, como os que ocorreram no início dos anos 2000, porém, atualmente, os maiores prejuízos decorrentes de quedas de energia na indústria são frutos de pequenas interrupções.
Para entender melhor esse cenário, a pesquisa realizada pela CNI mostrou que 67% das empresas que têm o seu sistema produtivo baseado em eletricidade são impactadas pelas oscilações na rede elétrica.
Pode parecer exagero que uma simples interrupção que dura apenas alguns segundos possa dar tanta dor de cabeça, mas essas falhas na tensão, mesmo rápidas, além de poder desligar todo processo produtivo também danificam equipamentos. Máquinas que teriam décadas de vida útil acabam tendo de ser substituídas a cada dois ou três anos, por não suportarem tantas oscilações.
Atualmente, os problemas enfrentados nessa área são tão complexos que desde 2015, existe uma recomendação do Governo Federal para que as indústrias mantenham algum tipo de proteção contra oscilações na rede elétrica.
Como proteger sua empresa?
Muitas empresas, para não sofrer com os problemas elétricos, acabam investindo na compra de geradores a fim de garantir que a sua produção não seja afetada pelas falhas na distribuição de eletricidade, porém como esses equipamentos são acionados apenas quando a energia elétrica acaba, geralmente seu uso não impede a interrupção de processos, a quebra de máquinas ou a perda de dados.
Por isso, a utilização de sistemas de contenção, como estabilizadores de tensão, para prevenir oscilações, e nobreaks, que têm como função principal impedir a interrupção do fornecimento de energia para os equipamentos mesmo naqueles casos em que ocorre falha total no fornecimento de energia, também é recomendada.
Com diferentes capacidades, os nobreaks conseguem oferecer várias horas de autonomia para diferentes tamanhos de máquinas, além de trabalhar em conjunto com os estabilizadores e geradores para garantir a manutenção das atividades da empresa durante o período de falha no sistema.
Por fim, é fato que as constantes oscilações na rede elétrica são um grave problema para a indústria e que, independentemente do porte da companhia, investir em prevenção é fundamental para a manutenção de qualquer operação automatizada.
Então se você deseja saber mais sobre as formas de proteger sua empresa dos prejuízos decorrentes de quedas de energia, visite nosso site na aba produtos ou converse com um dos nossos especialistas.
Alguma sugestão de conteúdo?
Além de produtos de alta qualidade a VLP busca oferecer ao mercado conteúdos qualificados sobre no-breaks, estabilizadores e energia solar.
Não esqueça de compartilhar esse conteúdo, Até! Conheça nossos produtos clicando aqui