No-break: o que é? E qual sua importância para as empresas?

Muitas pessoas que trabalham com informática, eletricidade ou até mesmo que dependem da tecnologia para realizar suas atividades diárias, provavelmente já ouviram falar sobre o no-break e sobre os benefícios que pode proporcionar.

O no-break, caso você ainda não saiba do que se trata, é um aparelho capaz de regular a voltagem e qualidade da energia elétrica que chega até os equipamentos a ele conectados e na falta de energia elétrica manter os equipamentos ligados por um certo tempo, conforme dimensionamento.

Sua função então é de regular a corrente elétrica durante os picos e também garantir que, ao haver queda de energia, não haja desligamento brusco dos dispositivos.

Com isso, os aparelhos conectados ao no-break ficam mais seguros e protegidos contra danos causados pela eletricidade.

Neste artigo iremos explicar de forma mais aprofundada sobre o que é o no-break e porque ele é tão importante para as empresas.

E se você deseja ter acesso a todo esse conhecimento, continue a leitura deste post até o final!

A importância do no-break para as empresas

Como já mencionamos, o no-break é um equipamento onde os aparelhos eletrônicos são conectados, a fim de evitar desligamentos bruscos, perda de dados e de componentes, picos de energia, etc.

Seu uso é muito comum em empresas como indústrias, comércios e clínicas ou hospitais, ou seja, estabelecimentos que necessitam de energia de qualidade, sem quedas bruscas, mas pode ser extremamente funcional em residências, principalmente as que utilizam a internet de maneira ampla ou nos famosos home offices.

Quando há uma queda na transmissão da corrente elétrica, o no-break consegue manter os aparelhos eletrônicos ligados por alguns minutos ou até horas, até que você consiga salvar todos os documentos, encerrar os aplicativos abertos e desligar o computador ou máquina, sem que haja danos.

Isso acontece, pois a fonte de alimentação ininterrupta através de um banco de baterias consegue acondicionar a energia, para ser utilizado posteriormente, como também gerar uma energia limpa e regulada para os aparelhos que estão conectados ao mesmo.

Essa é a principal diferença entre o no-break e os estabilizadores ou filtros de linha, que não possuem uma capacidade de alimentação dos demais equipamentos, em caso de apagões.

O tempo que o no-break conseguirá manter os equipamentos ligados irá depender da sua potência, do tamanho do Banco de Baterias, de quantos dispositivos estão conectados a ele e quanto cada um consome de energia.

Resumidamente então, é possível dizer que o no-break (que significa sem intervalo), é capaz de duas funções, conforme você pode ver a seguir:

• em caso de picos, curtos circuitos ou quedas bruscas, oferece proteção contra danos permanentes aos aparelhos;

• possui energia própria, capaz de manter os dispositivos ligados por um certo espaço de tempo, a fim de que não haja nenhuma perda de arquivos, hardwares e tempo de processos.

Quais os tipos de nobreaks existentes?

Atualmente, são três os modelos existentes no mercado. A seguir você poderá encontrar mais detalhes sobre cada um deles:

• Standby:

também conhecido como off-line, é um dos mais simples e baratos, no entanto, por conter apenas uma bateria como fonte geradora, não é capaz de evitar a diminuição da vida útil dos aparelhos devido a flutuação de voltagem, sendo indicado para residências e escritórios com pequenos equipamentos e que irão consumir pouca carga;

• Linha interativa:

muito similar ao anterior, porém conta com uma ferramenta a mais, que se trata de uma peça chamada de regulador automático de voltagem (AVR), capaz de normalizar as flutuações de voltagem da rede, tanto para mais quanto para menos. São muito recomendados também para computadores, eletroeletrônicos e equipamentos de escritório;

• Online dupla conversão:

muito recomendado para equipamentos que precisam ficar ligados 24 horas por dia, pois recebe a energia, em corrente alternada e convertendo-a para direta, com o intuito de abastecer a bateria. Após esse procedimento o inversor é ligado e faz novamente a conversão para corrente alternada, deixando-a mais estável. Extremamente recomendado para indústrias e hospitais.

O no-break para as empresas

Por ser um regulador de energia muito mais eficaz do que os estabilizadores e os filtros de linha, o no-break é muito útil para qualquer tipo de usuário que deseje preservar seus equipamentos eletrônicos, seja em residências ou empresas.

Ele é capaz de manter o funcionamento dos aparelhos por um determinado espaço de tempo, em caso de queda de energia, até que tudo possa ser desligado de maneira correta, diminuindo a possibilidade de perda dos componentes.

Ele então é responsável por assegurar o bom funcionamento de todos os equipamentos que estejam conectados, evitando travamentos e desligamentos repentinos.

Para as empresas então, o no-break é fundamental, pois permite maior segurança e, no caso dos equipamentos ou máquinas que precisam de uso constante, sem que sejam desligados, maior qualidade na fonte de energia elétrica.

Desta forma, os processos de produção se tornam contínuos, com muito mais segurança para o maquinário.

E, ao contrário do que muitos acreditam, este dispositivo não serve apenas para empresas do ramo da tecnologia. Ele é muito útil também para aquelas que têm máquinas sensíveis à energia ou que necessitem de compartilhar informações em tempo real.

Alguns dos danos possíveis para aqueles que não utilizam o no-break são:

  • Perda de documentos e dados que não foram salvos antes da queda brusca;
  • Prejudica ou corrompe aplicativos e sistemas operacionais;
  • Queimar HD do computador;
  • Comprometer o funcionamento da empresa devido a interrupção em servidores ou datacenters;
  • Queimar equipamentos eletrônicos;

Conclusão

Neste artigo você pôde conhecer um pouco mais a respeito do no-break, quais os tipos existentes no mercado e qual sua importância para os diversos nichos empresariais.

Ele é um equipamento com um custo moderado, porém quando comparado a uma peça ou dispositivo que se queima devido a oscilações na corrente elétrica, torna-se muito mais vantajoso do que ter de substituir peças ou máquinas.

Dessa forma, torna-se um item indispensável para todas as empresas, independente do o ramo de atuação.

Ficou com alguma dúvida? Fale conosco será um prazer conversar com você.Agora você poderá conhecer nossos nobreaks clicando aqui.

Rolar para cima