Podemos afirmar que não conseguimos mais viver sem a energia elétrica.
Os principais componentes da casa são alimentados com eletricidade, e dependemos dela para praticamente tudo. Mas, às vezes, quando a energia cai e volta, oscilações na rede assustam as pessoas. Quem não conhece uma história de algum parente ou amigo que teve algum aparelho eletrônico queimado devido a essas descargas elétricas?
Neste texto vamos explicar quais as principais causas dessas oscilações na rede de energia elétrica, e como proteger os seus equipamentos para não ter grandes prejuízos.
Principais causas de oscilação de energia
As causas dessas variações são ocasionadas por diversos motivos. A distância é um desses fatores. Devido à resistência dos cabos de energia, quando a fonte geradora – no caso, o transformador – fica muito longe, faz com que a tensão caia repetidas vezes.
Outro fator que explica essas oscilações de energia é que é impossível manter a mesma tensão em todas as instalações. Em cada uma delas haverá uma queda de tensão. Mesmo que sejam bem pequenas, essas quedas transformam-se em um valor considerável no final da rede em relação ao início.
Como proteger seus equipamentos
A maioria das pessoas conhece duas formas para evitar danos em casos de oscilações de energia: estabilizadores e os filtros de linha.
Antigamente, os estabilizadores eram itens essenciais que já vinham com os computadores. Na teoria, tinham a função de manter a tensão da rede mais controlada. O problema é que, para fabricar um estabilizador que realmente proteja o seu computador fica caro, e os vendidos no Brasil eram bem baratos. Ou seja, não ajudavam em nada.
Depois de um tempo, os “filtros de linha” começaram a ser utilizados para proteger não só computadores, mas também televisões e outros aparelhos eletrônicos. Mas os filtros de linha comercializados no Brasil não possuem nem a placa eletrônica para controlar a tensão. Devido à baixa qualidade, o máximo de proteção que os filtros oferecem é um fusível que queima quando acontece alguma oscilação, desligando os eletrônicos de forma repentina. A dica é: compre filtros de linha de qualidade.
Outra opção interessante para quem procura proteger o computador é a aquisição de um Nobreak. São dispositivos parecidos com um estabilizador, mas bem melhores. São equipados com baterias que, no caso de quedas de energia, não deixam o computador desligar, mantendo-o alguns minutos funcionando para que a pessoa possa salvar seus projetos e desligar o computador da forma correta.
Já para o núcleo empresarial, existem nobreaks equipados com baterias que garantem horas de funcionamento para os computadores. Por serem extremamente grandes, fica inviável seu uso doméstico. É mais indicado para empresas que possuem dados mais sensíveis e de extrema importância.
Com todas essas opções, fica fácil proteger o computador contra variações na rede elétrica.
O que achou desse artigo? Gostaria de sugerir algum conteúdo?
Entre em contato conosco e converse com um dos nossos especialistas da área!
Além de produtos de alta qualidade a VLP busca oferecer ao mercado conteúdos qualificados sobre no-breaks, estabilizadores e energia solar.
Não esqueça de compartilhar esse conteúdo, Até! Você pode conhecer nossos produtos clicando aqui